Benfica adianta-se na final contra Sportiva
(FPB)

Benfica adianta-se na final contra Sportiva

BASQUETEBOL28.04.202415:36

Águias foram a perder para o intervalo, mas conseguiram reviravolta na segunda parte

A equipa feminina de basquetebol do Benfica adiantou-se na final da liga nacional ao bater o Sportiva fora de portas, no Pavilhão Sidónio Serpa, por 53-51.

Depois de entrar a vencer no primeiro quarto (18-12), a formação açoriana demostrou grande reação, recuperando da desvantagem de seis pontos para se colocar na frente do marcador ao intervalo (30-24).

Foi neste segundo tempo que o conjunto orientado por Eugénio Rodrigues começou a encurtar distâncias, aproveitando ineficácia ofensiva do Sportiva (40-38). Com dois pontos de diferença na ida para o quarto período, as encarnadas deram a volta.

Katherine Anderson ainda teve chance de dar vitória ao conjunto dos Açores com lançamento nos últimos segundos, mas triplo saiu desenquadrado.

Com este resultado, o Benfica consegue importante vitória fora de portas e pode confirmar a conquista do título em solo caseiro, no próximo dia 1 de maio, cuja partida começa às 15 horas.

As reações dos treinadores

Eugénio Rodrigues, treinador das águias, apesar da vitória, quer esquecer rapidamente o triunfo, preferindo dirigir foco para erros a melhorar.

Eugénio Rodrigues, treinador basquetebol feminino do Benfica (foto Benfica)

«A única atitude responsável é partir do zero, porque temos muita coisa para melhorar. Há que esquecer este jogo e pensar que no dia 01 de maio [no segundo jogo da final, na Luz] é o primeiro jogo dos play-offs», frisou.

«Não fomos perfeitos, muito longe disso. Voltámos a melhorar defensivamente na segunda parte e o ataque foi atrás, mas temos muita coisa a melhorar. Só vamos treinar uma vez, por isso há que trabalhar bem o vídeo deste jogo e olhar para as coisas menos boas que fizemos"», concluiu.

Do outro lado, Ricardo Botelho adimitiu «tristeza». «Quando se perde, sentimos tristeza. A equipa podia ter ganho, mas sabíamos que ia ser um jogo equilibrado, tal como foi. Falhámos nos momentos decisivos, em duas três bolas e, aí, o Benfica foi mais feliz», sublinhou, antes de revelar que eliminatória continua em aberto.

«O título não está entregue, queremos ganhar na Luz e trazer aqui para São Miguel a decisão do título. Esperamos colocar muitas dificuldades ao Benfica. Vamos à Luz com o único objetivo de empatar a eliminatória», terminou.