Benfica falha acesso à final da Taça Europeia nos últimos segundos
Iuventa na meia-final da Liga Europeia (SL Benfica)

Benfica falha acesso à final da Taça Europeia nos últimos segundos

ANDEBOL28.04.202416:46

Águias estiveram à beira da reviravolta da eliminatória por três vezes, mas erros finais ditaram eliminação

Foi com um empate muito amargo (30-30) que a equipa de andebol feminino do Benfica se despediu da Taça Europeia (58-60 agregado final). Em jogo estava um acesso inédito à final da prova, porém nos últimos segundos a Iuventa Michalovce garantiu o empate na 2.ª mão da meia-final e qualificação para o derradeiro encontro da competição.

A formação eslovaca entrou muito forte na partida, encontrando uma vantagem de cinco golos em território encarnado. João Florêncio, treinador do conjunto luso, pediu desconto de tempo para animar as suas jogadoras e deu bom resultado. As águias reduziram para 10-12, viram a Iuventa adiantar-se ainda mais (10-15), mas mantiveram as adversárias em distância de recuperação ao intervalo (17-20).

No segundo tempo, o Benfica esteve à beira de uma enorme recuperação na eliminatória. Depois de empatar o encontro aos 36 minutos (21-21), as encarnadas continuaram a acreditar e a alimentar esperanças de chegar à final. A guarda-redes Ana Ursu, que fez duas defesas na primeira parte, fez uma exibição incrível na segunda, chegando às 14 em 34 remates.

E foi com a ajuda da guardiã que a turma lisboeta empatou em três ocasiões a meia-final (25-23, 29-27 e 30-28), e com oportunidade de liderar a eliminatória, porém, no último remate falharam sempre. Assim, a Iuventa castigou os erros portugueses e confirmou qualificação para a final da prova, na qual vai defrontar as espanholas do Elche.

«Nada a apontar às jogadoras, estou orgulhoso»

Apesar da eliminação na Taça Europeia, o treinador João Florência mostrou-se orgulhoso das suas jogadoras.

«Apesar de termos ficado a um passo da final, sinto um grande orgulho pelas minhas atletas.Nos últimos três anos, o Benfica passou a ganhar títulos nacionais e não há nada que se possa apontar à minha equipa.Faltou-nos talvez um pouco mais de experiência europeia», frisou.

«Deixámos o adversário ganhar vantagem na primeira parte, mas fomos capazes de recuperar e estivemos com a eliminatória na mão.Podia ter caído para qualquer lado, caiu para o MSK Iuventa, mas tenho que dar os parabéns às minhas jogadoras pelo percurso que fizeram na Taça Europeia», analisou.