O caminho do título (alguém trava o Sporting?) e outras lutas
Sporting esteve imparável na fase regular e parte como favorito à conquista do título (Miguel Nunes/ASF)

O caminho do título (alguém trava o Sporting?) e outras lutas

ANDEBOL28.03.202409:10

Realiza-se nesta quinta-feira o sorteio da 2.ª fase do campeonato de andebol

O campeão. Os apurados para as competições europeias. As descidas de divisão. Vai ficar a conhecer-se hoje o caminho para todas as decisões do principal escalão do andebol. O sorteio da segunda fase está marcado para as 15h30, na sede do Comité Olímpico de Portugal, e terá transmissão em direto n’ A BOLA TV.

Após uma primeira fase irrepreensível, o Sporting enfrenta a competição com claras expectativas de recuperar um título que foge de Alvalade desde 2018. Desde então, o FC Porto conquistou os quatro títulos seguintes - o campeonato da época 2019-2020 não terminou devido à pandemia de Covid-19.

A equipa orientada por Ricardo Costa venceu os 22 jogos disputados na fase regular e leva para a 2.ª fase quatro pontos de vantagem sobre o Benfica e, no mínimo, quatro também sobre o FC Porto, que ainda tem um jogo em atraso, frente ao Marítimo.

Significa isso que para roubarem o título aos leões, águias ou dragões precisam de vencer as seis jornadas que terá a 2.ª fase, esperando ainda que o Sporting tropece em pelo menos mais um jogo. Recorde-se que as 12 equipas vão ser divididas em três grupos, sendo que o ABC está inserido no grupo A, com os chamados três grandes e já assegurou uma das cinco vagas europeias.

A última das posições de qualificação para a Europa vai ser disputada pelo grupo B, que integra Águas Santas, Marítimo, Belenenses e Póvoa AC. A luta pela permanência vai ser discutida entre V. Guimarães, FC Gaia, Avanca e V. Setúbal, com duas dessas equipas a descer à Divisão de Honra.

As equipas levam para a 2.ª fase metade dos pontos somados na etapa regular do campeonato e defrontam os adversários do mesmo grupo em duas voltas. A 2.ª fase arranca a 13 de abril.