Eis os adversários de Portugal na fase de grupos do Euro-2024
Portugal, Geórgia, Turquia e Rep. Checa formam o grupo F do Euro-2024 (IMAGO)

Eis os adversários de Portugal na fase de grupos do Euro-2024

SELEÇÃO28.03.202408:40

Geórgia, Rep. Checa e Turquia acompanham a Seleção Nacional no grupo F do Campeonato da Europa

Estão totalmente definidos os adversários da Seleção Nacional na fase de grupos do Euro-2024, na Alemanha. A Portugal, Turquia e Rep. Checa, juntou-se a Geórgia, que vai, pela primeira vez enquanto país independente, participar num Campeonato da Europa. São três adversários que esperam a Seleção das Quinas, com passados e presentes muito distintos.

Primeiro torneio da Geórgia

Foi preciso ir ao playoff, mas nem por isso é menos extraordinário o feito georgiano que, pela primeira vez desde que é um país independente da União Soviética (1992), vai participar num Euro. Este é um conjunto que tem estado em constante crescimento, sobretudo desde que, em 2021, Willy Sagnol assumiu a liderança da equipa. A Geórgia só alcançou o playoff porque foi a melhor seleção na Liga D da Liga das Nações, que venceu com cinco vitórias e um empate em seis partidas.

Também para as contas é importante falar de algumas individualidades. Mamardashvili, do Valência, é um dos mais cobiçados guarda-redes da Europa, Mikautadze joga no Metz e é um atacante imprevisível e, no papel de líder, está Khvicha Kvaratskhelia. O jogador do Nápoles é o grande motor da sua equipa, uma das mais irreverentes estrelas em ascensão do mundo do futebol. O seu jogo criativo, aliado à sua capacidade de decisão, é importantíssimo numa seleção que implementou – e com bons resultados – um bloco baixo e que, como tal, procura aproveitar qualquer chance de golo que tenha.

Tendo tudo isto em conta, não há como não reparar que, quando é necessário algo mais do jogo georgiano, as lacunas da única estreante deste Euro são visíveis. A Geórgia tem o terceiro menor valor de mercado do torneio, sendo que, dos €150 milhões em que está avaliada, 80 são de Kvaratskhelia. É uma equipa com pouca experiência ao mais alto nível em termos de clubes e quase nenhuma no que toca ao futebol internacional. A derrota por 1-7 frente à Espanha mostrou uma equipa que não teve resposta para uma candidata crónica a vencer títulos. É uma seleção com bons princípios de jogo e trabalhada que tem, na sua pouca rodagem nestas andanças, o seu ponto mais fraco.

Rep. Checa aposta na novidade

A República Checa está longe dos seus tempos de glória. Longe vão os anos de Nedved, Milan Barós, daquele chapéu de Poborský a Vítor Baía no Euro 96 – em que os checos foram vice-campeões – ou, mais recentemente, os anos de Petr Cech ou Rosicky. O país que ocupou o segundo lugar do ranking da FIFA é agora a 40.ª melhor seleção do mundo, mas, ainda que não convença, tem vindo a ganhar.

O apuramento checo foi relativamente tranquilo. Apesar da pressão polaca, que ficou a quatro pontos dos 15 da Rep. Checa, os comandados de Jaroslav Silhaví conseguiram garantir, sem grandes dificuldades, o segundo lugar (e, não fosse o confronto direto, tinha ultrapassado a surpreendente Albânia). Acontece que, para a Federação Checa, o trabalho do seu treinador não era suficiente e, no Campeonato da Europa, será outro a comandar o conjunto.

Com jogadores como Patrik Schick no ataque ou Tomás Soucek no miolo, é no banco que estarão as atenções. Ivan Hasek assumiu as rédeas da Rep. Checa e, para já, o saldo é positivo: duas vitórias por 2-1 frente a Noruega e Arménia. Este fator de imprevisibilidade poderá ser um ponto forte de uma equipa que, ainda assim, muito longe está de ser favorita para o apuramento.

A criatividade é a chave turca

A vencedora do grupo D da qualificação tem, nas suas fileiras, uma quantidade invejável de criadores de jogo. Hakan Çalhanoglu, capitão e nono melhor marcador da história da Turquia, é a grande figura, mas Vincenzo Montella tem também jogadores como Arda Guler, Yazici, Kenan Yildiz ou o benfiquista Kokçu no leque de opções.

Hakan Çalhanoglu, capitão da Turquia (IMAGO)

É ainda prematuro para dizer como jogará esta Turquia que, tal como acontece com a Rep. Checa, trocou de técnico há pouco tempo. A última partida (1-6 frente à Áustria) não terá dado bons sinais, mas também há que recordar que este técnico já levou os turcos a vitórias frente à Croácia ou a Alemanha. Vejamos como será a prestação de uma equipa que, habitualmente, muito promete nas qualificações mas acaba por se eclipsar nas fases finais.

O calendário português

Também o calendário desta fase já está, assim, decidido por completo. Portugal estreia-se na prova frente à Rep. Checa, a 18 de junho, joga com a Turquia a 22 desse mês e termina a fase de grupos frente à Geórgia no dia 26.